A Menina Que Engoliu o Sapo
A Menina Que Engoliu o Sapo
Ver Detalhes         Ver Detalhes


Livros


Conversando com Lygia


Veja outros Livros


Conversando com Lygia

Cuba: Impressões de um Turista


Por Lauri Prieto

O homem transcende o lugar onde nasceu. É, portanto, pensamento, entendimento, liberdade e justiça também.
Essa possibilidade, ou melhor, capacidade, nos faz conhecer e apreender causas e efeitos criados, geridos e estabelecidos pelos governos, pelos povos e pelas sociedades no mundo em vivemos, sobrevivemos ou subvivemos.
Miséria, ignorância e fome tornaram-se instrumentos do poder, força motriz no que eu chamo de tráfico entre nações.
Que respeito se dá ao valor da vida, ao sentido do ser?
Reformas de cunho decorativo não indentificam os direitos do homem.
O homem é sujeito e não objeto da História. Deve priorizar-se e conquistar identidade e independência.
Cuba, por meio de sua Revolução, comandada por Fidel Castro e seu povo, rompia a partir de 1959 com a "cobertura cultural", com o protecionismo e com a hegemonia dos EUA.
Até os meus quase 20 anos, Cuba e sua Revolução eram um corpo sem rosto. As informações verdadeiras eram escassas e tantas outras reacionárias e maniqueístas.
Esta edição é muito bem-vinda, por se tratar de uma pesquisa com depoimentos honestos, sinceros e até heróicos feitos através da sensibilidade e percepção cristalinas de Dilma Bittencourt.
Numa viagem a Cuba que durou 10 dias, a turista/escritora oferece aos leitores uma carona esclarecedora, abrangente e feliz sobre a realidade desse pequeno/grande país encravado numa bela ilha nos mares do Caribe, a apenas 150 quilômetros de Miami, EUA.
O leitor não terá necessidade de descobrir intenções, contextos e nem subjetividades de maior profundidade; é um livro claro, objetivo, como é Cuba com sua tomada de consciência para erradicar o mal que lhe era absoluto.
Cuba: impressões de um turista deixa em nossos corações e olhos impressões - não de um turista ou turísticas -, mas impressões determinantes, generosas, de um povo corajoso que marca heroicamente a História do século XX.